16 março 2009

Uma Coordenação para o Futuro do Projeto Raiz

“Todo Prazer Requer uma Eternidade” (Nietzsche)

Na reunião do dia 08/02/2009 foi escrita mais uma página importante da História do Projeto Raiz. Nesta reunião tivemos a oportunidade de realizar uma rotatividade na Coordenação Geral. A pessoa cotada para assumir esta responsabilidade foi Karla Carolina que recebeu a aprovação unânime dos presentes, sendo, que a comunidade terá três semanas para se manifestar sobre a sua posse.

Sei que muitos interpelarão sobre a minha saída da Coordenação Geral, mas sei também, que irão entender que continuar nesta função seria ceifar pela raiz os novos frutos, as novas gerações de gestores e estagnar o vasto campo de oportunidades inerentes ao Projeto Raiz. Eu tive a minha oportunidade e que outras pessoas, também, tenham a sua.

A mudança na Coordenação Geral significa uma nova gestão fundada em novos olhares, métodos, sonhos e desafios. Um exemplo deste desafio foi posto no ano de 2008, quando surgiu a necessidade de flexibilizar a organização e fortalecer o nosso caráter político como movimento social pela educação popular. Isto demonstra que o Projeto Raiz não é estático e sim dinâmico e orgânico, necessita de transformações constantes, porém, graduais e responsáveis.

Tenho consciência da necessidade destas transformações. O que já foi feito em termos de coordenação não deve ser encarado como modelo estanque e sim como algo que precisa e pode ser superado, resguardando os avanços concretizados. Estou consciente, também, da capacidade da Coordenação para realizar tamanha tarefa, inclusive, ir além. A Coordenadora Geral vai poder contar com uma das melhores equipes que já existiu nestes 10 anos de história do Raiz.

Tudo isto é motivo de muita felicidade, pois o que era impensável a pelo menos três anos atrás, hoje é mais do que realizável, é concreto: uma sucessão que inspira segurança e boas perspectivas.

Fico mais Feliz ainda por, no dia Internacional da Mulher, elegermos uma Coordenadora Geral. Acredito que o Projeto tem muito a ganhar, pois nada se compara com a sensibilidade e a determinação das mulheres, foi o que aprendi trabalhando ao lado delas, nestes longos anos de Raiz.

Congratulação também, ao Educador Gerson, que acompanha o Projeto desde o seu nascimento e nos últimos tempos se agigantou nos trabalhos concernentes a Coordenação. E hoje tem a honrosa missão de compor efetivamente o grupo gestor.

Em relação ao meu futuro no Projeto? Está mais do que certo, continuo como Educador .

O Raiz é uma grande família que me proporcionou um amadurecimento intelectual e humano. Não há dúvidas, ainda tenho muito que vivenciar e aprender com esta família, que nas palavras do poeta Chico Buarque, nunca deixa de:

“Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder”
...

“Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão”

Agradeço aos meus Mestres, Antigos e Atuais Companheiros de Coordenação, Educadores, Educandos e Voluntários.

Agradeço a todos!
Saudações à nova Coordenação!

__________________________________
São Paulo 12 de março de 2009
Carlos Miranda – Educador

1 Comentários:

disse em 28/4/09 13:07, Anonymous balaio do pedrão

o oeta, no caso, é ruy guerra.

 

Postar um comentário

<< Home