16 dezembro 2006

Ultima Reunião do Ano - velhas novas novidades

A letra da Paulinha na lousa era inconfundível, letra delicada, tipo revista em quadrinhos. Destacava o backgroud das próximas três horas:

Consciência universitária
Autonomia de conhecimento
Conscientização política e social
Reforço e ensino de conceitos e fundamentos
Racionalização do saber adquirido
Auxilio na formação e alcance de metas educacionais individuais


Sentado naquela pequena carteira lia nossos objetivos e pensava na educação popular, nas iniciativas legadas da Escola Cidadã e em outras lutas. Então, logo abaixo estavam desenhados nossos princípios e era evidente que traziam fronteiras políticas mais demarcadas. Pensei então num buscar constante, dado o mundo, as contradições, a complexidade e nossa imaturidade em tais conceitos. Estava certo que estes não se esgotariam naquela reunião, quais sejam:

Pedagogia Libertária e Critica
Autogestão
Democracia consensual
Busca por plena “horizontalização” – equidade
TAZ ; temporary autonomus zone


Pra entender melhor:

Preciso insistir que a Pedagogia libertária e Crítica sempre estiveram presentes em nossa engajada postura. Assumi-las e estudá-las é deveras tardio e necessário a nossa própria história. Aqui neste link http://www.espacoacademico.com.br/042/42pc_critica.htm temos um ótimo texto da Universidade de Maringá a respeito.

A Autogestão é um dos obvieis instrumentos destas práticas pedagógicas e salvo alguns poucos momentos (onde regimes de exceção fizeram história diante de certas questões) este é um conceito onipresente no projeto. Estudá-lo é igualmente fundamental. Recomendo o conceito de Autogestão no Dicionário de Política de Norberto Bobbio.
Estou disponibilizando o conceito em www.bowienostropicos.blogspot.com

Democracia Consensual é um conceito pouco conhecido por duas razões. Ele não serve ao modelo econômico vigente e, logo, entendemos por todos os modelos de democracia o modelo de democracia majoritária.
Em http://www.republicart.net/disc/aeas/burnicki01_es.htm há um ótimo texto em espanhol sobre o assunto, mas busque por modelos democráticos e se informe mais sobre a própria vida.

A busca pela plena horizontalização reforça as três idéias anteriores e nos lembra em garantir equidade na pluralidade e em todas as relações político educativas de nosso projeto, principalmente na relação educador – educando.

TAZ também é mais um nome de nossa rosa shakespeareana, como diz Acácio. Somos um levante, somos como piratas. Não somos um lugar, não somos uma instituição, sequer somos um grupo fechado. Entre em http://www.rizoma.net/interna.php?id=199&secao=intervencao e saiba mais sobre as TAZ e o grupo rizoma.

Por fim o que ficou decidido como novidade pra 2007:

Mutirão de duvidas – um domingo por mês onde educandos, amigos e educadores se reúnem pra ajudar quem está com maior dificuldade.

Exercício Big Brother – monitores de matérias por sala, em cada sala, um ou dois alunos ficarão responsáveis por recolher as listas de exercícios semanais, divulgarem os gabaritos e cobrar os demais colegas. Cada disciplina terá seus próprios monitores. Foco nas dissertativas.

Senha Redação - a realização de 28 temas dos principais vestibulares dos últimos 5 anos serão a senha semanal pra entrar no projeto todo sábado. Um grupo de corretores se responsabilizará pela correção e orientação das turmas.

Simulados Raiz – 4 ao longo do ano, todos com a matéria progressiva e acordo com o andamento do curso. Isso fora os simulados gerais tradicionais.

Semana Integrada – As aulas semanais serão integradas ao curso de sábado e continuarão sendo dadas na ONG próxima do Miguel Vieira.

NAS Raiz – núcleo de ação social, com assembléias consensuais envolvendo toda a comunidade e os atores do projeto na formulação de ações, projetos e discussões de conceitos essencialmente transformadores.

Novo grupo gestor - Houve também a efetivação do atual grupo gestor. Miranda é o coordenador, Raquel é o financeiro, Roberto está em Projetos, Marisa e Fernanda estão no pedagógico, Paulinha na coordenação docente e Carlinha na secretaria geral. Fora os tradicionais e os novos colaboradores do Raiz. Só guerreiros, a galera que carrega o piano.

Uma excelente vibe paira em nosso ar...
Bom fim de ano pessoal!
Um grande beijo

Stevens Beringhs, educador

2 Comentários:

disse em 11/8/07 22:03, Anonymous Anônimo

Pôxa, Mi!
Não vai atualizar não???
Daqui a pouco este post vai fazer aniversário!!!

Talita

 
disse em 16/1/08 10:59, Blogger acaciO

Concordo com você, querido Panda Vermelho! Tá na hora de atualizar!
Mas acho que você também poderia contribuir com algumas postagens suas, não é mesmo???

 

Postar um comentário

<< Home